Importância da rotina

Benvindas (os) !!!

Criei com todo carinho esta pagina para compartilhar, entre outras assuntos, a importância da rotina na vida dos nossos filhos. Aqui em casa desde a gestação tinhamos muito claro como gostaríamos que fosse nossa vida depois do nascimento do Murilo.

Li, reli, fiz meu marido ler também e, depois que ele nasceu li novamente um livro que muito me ajudou muito a entender como o sono dos bebes é influenciado por nós e por fatores externos e o  que nós pais podemos fazer para ensina-los a dormir, SIM, ensinar a dormir, assim como se ensina a comer sozinho no futuro, dormir também precisa ser ensinado. Nem na teoria esse assunto parece simples, e nåo é mesmo! É um exercício diário de perseverança e insistência, acima de todo cansaço característico dos primeiros meses de vida do bebê. Graças a Deus consegui amamentar o meu filho e ate hoje, com 1 ano e 4 meses ele ainda mama no peito mas a primeira noite que Murilo dormiu além do horário da mamada, com 4 meses de vida, levantei assustada, típico de mãe, vocês devem saber, achando que tinha acontecido alguma coisa. Mas, ele simplesmente estava dormindo como um anjinho no berço no quarto dele. Dormir no próprio quarto também é uma dica que dou nesse primeiro post. O quarto do bebe é o ambiente dele, e o nosso deve ser o nosso descanso, o lugar que temos para relaxar mesmo que algumas poucas horas depois da rotina cansativa que temos nesse inicio de vida dos pequenos.

O livro se chama: “ 12 horas de sono com 12 semanas de vida”, autora Suzy Giordano, brasileira, que vive nos EUA e hoje ajuda famílias a ensinarem seus bebês a dormir a noite toda. Leiam! Vale a pena!

A rotina de sono, assim como outras rotinas do dia do bebê deve se adaptar a vida da casa em que ele irá viver. Desde que nasceu, sempre que ele despertava pela manhã, eu dava o primeiro banho do dia, as mamadas eram em livre demanda durante todo o dia, e ele tinha suas sonecas. Quando chegava a noite, as 19:00 era seu banho da noite e todos os dias como é até hoje, com diferenças de horários claro, sempre foi seguido a risca. eu dava o banho e como uma peça de teatro, até os passos eram marcados e acho que ele já sabia disso. Saindo da banheira, ia para a cômoda onde era trocado e em seguida poltrona de amamentação onde adormecia nos meus braços depois de mamar e arrotar. O quarto sempre a meia luz, bem escurinho e ele era colocado em seu berço as 20:00. Não me recordo datas certinhas mas até certo tempo acordava as 23:00 para mamar, depois as 3 da manhã, e as 6:00 e despertava de vez as 08:00 e isso foi sendo adaptado por ele mesmo, eles definem seus horários, a livre demanda sempre foi praticada por aqui.

Defendo a rotina como parte importante da criação dos nossos filhos. Eles se sentem seguros, pois sabem o que vem após cada atividade. Estou aqui escrevendo meu primeiro post enquanto Murilo esta em sua soneca da manhã, que dura próximo de 2 horas. Quando acordar, sabe que tem o lanche da manhã, normalmente suco e depois vem o almoço e daí por diante.

Quando temos filhos, abrimos mão de tantas coisas, mas recebemos tantas outras em troca. Nossa vida muda, nossa rotina muda, então, a rotina não deve ser vista como algo ruim, que vai limitar sua vida, e sim ajudar. Com a rotina, você pode tudo!

Leiam o livro!

Um beijo!

Jú   

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s