Noites traquilas de sono

Olá mamães !!!

Sou uma viciada em assistir SnapChat (rs) e assistindo ao Snap da Dra Érica Mantelli (ginecologista, obstetra e mãe da Giulia) me identifiquei com toda a rotina de sono dela com a filha, salvo pelos horários que são ajustáveis a cada família. Por aqui, Murilo dorme as 21:00, e ainda dorme no colo (ele tem 1 ano e 5 meses). Quero fazer essa passagem para dormir sozinho no berço. Ela indicou o perfil da @mommybloom que logo entrarei em contato.

Desde os primeiros dias de vida do Murilo temos o ritual do sono e ele dorme no seu quarto desde então. Os horários foram se ajustando a cada idade do Murilo mas as ações eram sempre as mesmas. Depois das 18:00 não fazemos mais atividades muito enérgicas, ele assiste desenho, a casa fica mais escura e, hoje em dia, após o jantar, ele toma banho. Antes, não tinha o jantar né? Depois vem o banho, quarto dele para ser trocado, pijaminha, tetê, hoje em dia é mamadeira antes de dormir (eu amamento ele durante o dia, normalmente a tarde); e esperava e espero adormecer no colo para só depois colocá-lo no berço. E assim ele dorme toda a noite.
Essa noite após ver o snap da Dra Érica, ele acordou a noite (ele está com uma tosse ainda do resfriado que passou e o tempo seco de Sp não ajuda muito), aí o papai foi lá e acalmou e fez ele dormir sem tirar do berço #viva! Mas, esta noite é atípica, ele está doente então não podemos ter como parâmetro.
Murilo dorme a noite toda desde os 5 meses de vida graças a Deus, salvo essas exceções (saltos de desenvolvimento, dentes, algum resfriado).
Ela disse no snap e assim como eu, é totalmente contra deixar o bebê chorando no berço. Se o bebê chora, é porque ele está pedindo algo, é a única forma deles se comunicarem com a gente. 
Dormir uma noite toda de sono é importante para toda a família, especialmente para o bebê. Ele precisa descansar para um novo dia de aprendizados e brincadeiras, estar descansado e ter estabilidade emocional, digo, não ficar chorando por tudo, fazendo manha, por estar cansado.
Há quem diga que cansando o bebê durante o dia sem tirar suas sonecas, ele vai dormir melhor a noite. Aqui em casa não funciona e acredito que o bebê fique mais irritado na hora de dormir e dê mais trabalho para tal.
O Murilo está numa fase de regressão das sonecas. Ele antes tirava duas ao longo do dia. Hoje, ele tira uma longa nesse período das 10:30 da manhã até 12:45 aproximadamente. É meu único tempo livre para fazer as coisas com calma por aqui. Não tem dormido mais durante a tarde. Mas não é regra. Há duas exceções.
Nada no mundo da maternidade é regra. Cada família se ajusta às suas necessidades, mas uma coisa é certa, todos precisam de noites de sono tranquilas, para a rotina não se tornar estressante e cansativa.
image1
Nessa foto, Murilo tinha 6 meses, e estava em uma de suas muitas sonecas #saudade
Espero que tenham gostado! Deixem suas perguntas !!!
Um beijo,
Anúncios

9 comentários

    • Olá mamãe Rafa! Tenta acalmar ele quando tiver chegando a noite. Depois das 18, 19 horas faça brincadeiras mais calmas e tranquilas, sem correr ou falar alto. Tudo depende do horário da sua família. Pode ser mais tarde também. Mas como ele já entende, converse com ele, fala que a noite não podemos falar alto ou correr que tem crianças em outras casas dormindo. E tudo é rotina, se você fizer sempre, com o tempo, ele se ajusta. Boas noites de sono! Beijinho

      Curtir

  1. Ju….sempre tive uma rotina com ps meninos e depois dos 6 meses consegui melhorar a rotina….pq começa a IA, achei q fiquei menos perdida. Mas eles nunca dormiram bem!!! Até hj com 1ano e 3meses…acordam muito a noite!! To lendo e relendo suas matérias….rs….por sinal, adorei ! Parabéns! Até 4 mês eles dormiam no berço …depois não aguentei mais e fiz cama compartilhada. Agora há 1 mês voltei com eles para o berço, mas ainda acordam muito durante a noite, quase de hora em hora. Quando não é um, é o outro ou os dois juntos…..Eu e meu marido dormimos no mesmo quarto deles…..será que ajudaria irmos para nosso quarto?? Fizemos isso uma noite apenas e levantamos vaaaarias vezes!!
    bjsss

    Curtido por 1 pessoa

    • Oi Di !!! Tem que ser aos poucos. Agora que estão maiores, tente explicar que estão por perto. Faça com que se sintam seguros no quarto deles, eles têm um ao outro. Podemos falar por WhatsApp mais a respeito se quiser 😉 vou escrever um post novo. Adoro falar sobre o sono
      Um beijo

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s