Queda de cabelos no pós parto

Olá mamães !

    Nesse post vou falar sobre uma situação que a maioria de nós passou. O período pós parto! Nenhuma de nós pode negar que é uma fase estressante, LINDA e ÚNICA, porém, estressante e nela ocorrem muitas mudanças no nosso corpo. Entre tantas, nossos queridos cabelos tão sedosos da gestação começam a cair além do usual.

    Quando Murilo nasceu, uma amiga já estava com seu bebê de 2 meses e relatou à mim de queda intensa de seus cabelos. Caía ao pentear, ao lavar, e espontaneamente caía no travesseiro ou onde encostasse. Orientei para que procurasse um dermatologista para investigar. Não se passou nem 1 mês e começou a acontecer o mesmo comigo.

Perguntei à minha médica na época e ela falou que era comum e que deveria parar de cair tanto assim até os 6 meses do bebê. E assim foi. Mas, ela não denominou essa situação. Eu que fui investigar. O comum é cair até 100 fios de cabelo por dia e nessa fase pós parto esse número pode até quadruplicar. É o chamado EFLÚVIO TELÓGENO.


    A maioria das mudanças no corpo feminino decorre de alterações hormonais e/ou mecânicas. As primeiras caracterizam-se por grandes elevações de estrogênio, progesterona, beta HCG, prolactina e uma variedade de hormônios e mediadores que alteram completamente as funções do organismo.

    O eflúvio telógeno também é comum e tem início entre o primeiro e o quinto mês após o parto, prolongando-se por vários meses. Ocorre devido ao desbalanço hormonal e ao estresse do parto. Na maioria das pacientes há recuperação completa em aproximadamente um ano (Dermatologia e gestação – Gilvan Ferreira Alves; Lucas Souza Carmo Nogueira; Tatiana Cristina Nogueira Varella).

    A queda é reversível, mas pode provocar alterações psicológicas importantes na mulher durante o período pós-parto onde estamos tão sensibilizadas por tantos motivos, não é verdade ? Há casos em que o couro cabeludo pode ficar com falhas devido à queda intensa. Felizmente não foi o meu caso pois eu tenho muuuuuito cabelo! =)

    O que eu fiz para ajudar meu organismo a dar conta de tantas alterações foi manter uma alimentação equilibrada e saudável. Além de tomar o completo vitamínico que a minha médica prescreveu, eu tomei muitos sucos, ingeri verduras e frutas, e aumentei a minha ingestão de água, tão importante também para a nossa produção de leite.

    E com o tempo foi diminuindo a queda, até voltar ao normal.

Espero ter informado vocês mamães e futuras mamães e não se assustem quando a queda de cabelo aparecer, ela passa. Se persistir por muito tempo, procure seu médico, certo?!

pos-parto-e-queda-de-cabelo

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s