Mais uma forma incrível de fazer o bebê dormir – Charutinho

Olá mamães!!

Vamos voltar ao meu tema preferido! O sono dos pequenos!

Quando Murilo nasceu, era verão, e na minha cidade natal, Santos/SP, é aquela sauna úmida que não dá para ficar sem um ar condicionado ou pelo menos um ventilador.

Ainda assim, eu e meu marido começamos a fazer o famoso charutinho para ele dormir. Enrolávamos o Murilo em fralda de pano ou em uma manta quando o ar condicionado estava ligado. Quando ele acordava, era trocado, mamava, e voltava para o charutinho.

Quando recém nascidos, os bebês dormem em média 16 horas por dia, divididas entre o sono da noite e as sonecas. E, durante essas sonecas vale a pena fazer o charutinho também. Eles se sentem acolhidos e seguros, em posição fetal, como permaneciam no útero materno, prevenindo que acordem com movimentos bruscos.

Na hora de dormir, após a rotina do banho, quando você colocar a fralda da noite e o pijaminha pode enrolá-lo na fralda de pano caso sua cidade seja quente ou seja verão. Uma roupa fresquinha por baixo para não aquecer demais. O bebê tem a mesma temperatura nossa e sente tanto calor ou frio como nós. Cansei de ver bebês com roupas de tricot e enrolados em mantas durante idas à clínicas de vacinas ou pediatra, enquanto os pais estavam de camiseta e calça jeans em um temperatura amena de 25 graus. Isso pode até prejudicar o bebê, causando desconforto, brotoejas ou até desidratação.

Bom, a recomendação atual dos pediatras para “embrulhar os bebês” é até os 2 meses de vida, no máximo 3 meses, e há uma forma adequada para tal.

*Não deve-se apertar mais do que o necessário para que fique apenas FIRME, mas que haja espaço para o bebê expandir seu tórax durante a respiração ,

* para que ele não se desenrole e corra risco de sufocamento com o tecido e,

* não pressionar os quadris e pernas da criança (pelo risco de displasia de quadris – imagem abaixo). As pernas do bebê não devem ficar juntas, com quadris e joelhos esticados no charutinho, e sim em posição fetal, pernas abertas e joelhos dobrados.

Screen Shot 2016-04-18 at 22.44.53

Nesse link, tem um vídeo muito explicativo do Instituto Internacional de Displasia de Quadril, sobre quais os malefícios de enrolar o bebê de forma errada (muito justa) pode causar e três formas de enrolar (Swaddle your baby) seguras e eficazes. VALE MUITO A PENA visitar.

A Academia Americana de Pediatria (AAP – Academy American of Pediatrics) recomenda que tanto durante as sonecas do dia, como durante o sono noturno devemos:

  • Deitar de barriga para cima e verificar se o bebê não rola quando está “no charutinho”.
  • Não deixar nenhum cobertor solto no berço, nem o de enrolar o bebê, por aumentar o risco de sufocamento se ele se desenrolar.
  • Não coloque no berço de bebê nem protetores, roupas de cama macias, calços ou encostos, brinquedos, travesseiros ou suportes de apoio para o bebê não rolar.
  •  Seu bebê está seguro em seu berço ou carrinho, não na sua cama.
  • Embrulhar o bebê pode aumentar o risco de superaquecimento. Transpiração, cabelos molhados, bochechas vermelhas, erupção de pele pelo calor e respiração rápida podem indicar um aumento de temperatura. Nesse caso, desenrolar o bebê.

image

Imagem: doutormoises.com.br

Um bebê que dorme mal, apresenta irritabilidade excessiva, mais agressividade, choro sem uma causa aparente e sem horário específico. E não é só o bebê né mamães ?
A família toda não consegue descansar, causando um stress e um ciclo vicioso, já que o bebê sente toda alteração do ambiente e comportamento materno.

Segundo Dr. Moises Chencinski, “na maior parte das vezes, as crianças não dormem bem por responsabilidade (ação ou omissão) dos pais. Educar não é apenas pagar escolas, alimentar, levar para passear. Orientar limites, dar diretrizes de condutas sociais, mostrar caminhos e até colocar na cama e tirar da cama na hora certa e de uma forma adequada são tarefas ligadas à criação dos filhos”.

Espero muito que seja útil para vocês e seus bebês e tenham ótimas noites de sono tranquilo!!

Beijo,

Fonte:
guiadobebe.com.br
pampers.com.br
doutormoises.com.br
aap.org
hipdysplasia.org

 

Anúncios

3 comentários

  1. Essas dicas são bem legais Ju, só Deus sabe o que passam as mamães que não dormem direito nos primeiros meses com bebê novinho, ufa, e … dicas como esta, fácil e simples podem ajudar muito. He He o Dr Moisés foi o primeiro pediatra da Mayumi, RS

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s