A pele do bebê merece um carinho especial!

Bom dia mamães !!!  

Quero esclarecer uma dúvida que muitas mamães tem.
Qual o sabonete ideal para dar banho no bebê ? 

A pele do bebê é bem diferente da

A pele do bebê é bem diferente da pele de nós mamães. A pele do bebê continua em processo de formação até o primeiro ano de vida, ou seja, ainda está em processo de adaptação ao ambiente fora da barriga da mãe. É por isso que a pele do bebê é tão fina, sensível e frágil.

Imagem: blogbrasil.com.br

Por isso, nossos pequenos não podem usar qualquer tipo de sabonete para o banho. Os sabonetes que usamos, principalmente sabonetes em barra, têm pH (potencial de hidrogênio) que pode ressecar a camada superficial da pele do bebê, a camada córnea, podendo causar irritação e aquelas manchinhas vermelhas. Além disso, muitos sabonetes tem corantes, fragrâncias e conservantes que podem causar uma irritação mais grave, a dermatite. Os mais recomendados por pediatras e dermatologistas são os sabonetes líquidos, suaves, sem sabão, sem fragrância, com pH neutro ou ligeiramente ácido, que não irritem a pele nem os olhos do bebê. Devemos evitar substâncias chamada triclosan (sabonetes antissépticos),e lauril sulfato de sódio.
VANTAGENS:

  • Mais prático
  • Mais econômico (nos dias de hoje onde tudo está tão caro não é mamães?)
  • A maioria possui refil, está aí mais um economia e,
  • Menor risco de contaminação por bactérias e fungos.


Ainda na maternidade a enfermeira foi me ensinar a dar banho no Murilo. Aquele bebê tão frágil e molinho. Fiquei insegura mas fui eu quem deu o primeiro banho em casa #mamãesvibram
Então, ela me falou para começar pelo rosto, passar a mão limpa e úmida e depois pegar o sabonete. Pensando nisso, o sabonete liquido é bem mais prático! As embalagens de PUMP são excelentes e ajudam muito quando não temos ninguém para nos auxiliar nessa tarefa. Existem tantas opções no mercado, fragrâncias, tamanhos e cores mas, opte sempre pelo sabonete neutro, glicerinado e livre de corantes.
Aproveitando que estamos falando sobre os sabonetes, é importante lembrar que o bebê somente deve ser colocado na banheira depois que ela já estiver com a quantidade completa de água. Para os recém-nascidos, a água deve estar de 5 a 7 centímetros de altura. Para os lactentes (29 dias a 2 anos de idade), o nível da água nunca deve superar a cintura considerando-as sentadas, em banheiras horizontais. 
A temperatura adequada também deve ser regulada antes de colocar o bebê. Não há necessidade daquele termômetro, mas a água deve estar suportável ao colocarmos nosso pulso (onde temos a pele mais fina, próxima à do bebê) e ficar por 10 segundos. pele de nós mamães. 

O banho faz parte da rotina do pequeno. Pela manhã, mostra à ele que está na hora do dia começar, o despertar para novas descobertas e desenvolvimento. O banho da noite tem a função de relaxar para uma noite toda de sono e descanso. A recomendação da pediatra foi que usasse sabonete somente no banho da manhã, que a noite fosse só com água e sabonete só na região genital.

Espero muito que tenham gostado e ajudado nas dúvidas!!

Dar banho nos nossos bebês assusta no começo mas é uma alegria que nós mamães devemos nos proporcionar. Se estiver insegura no início, peça ajuda, mas tente você dar o banho 😉 Depois que se torna rotina diária, é a simples felicidade que transborda!!!

Gestacaobebe.com.br

Um Beijo,

Anúncios

Um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s