Massagem infantil. Você sabe quais são os benefícios?

Olá mamães!

Como muitos domingos, hoje é dia de convidada no blog. E uma convidada muito especial e cheia de luz, minha amiga e vizinha Luciana, mãe da Mayumi, de 4 anos.  Ela também acredita na rotina das crianças e tem um ritual adaptado à família dela com a filha.

Para que nossos pequenos tenham um sono tranquilo e descansem adequadamente para um novo dia de brincadeiras, podemos utilizar diversas técnicas de rotina e relaxamento progressivo conforme chega a noite. A Lu escreveu para o Bebê no Berço sobre a massagem infantil.

Realizo no Murilo antes dele dormir e tenho certeza que colabora e muito para o ritual do sono.

Aproveitem o conhecimento que ela deixou para nós aqui!!!

Um beijo,


 

Toda família que tem bebê novinho ou criança, mesmo maiorzinha, conhece bem o cansaço do final de um dia, não é verdade?  Costumo dizer que crianças saudáveis são cheias de vitalidade e energia, uma energia diferente do adulto e não há nada de errado nisto.

Aqui em casa quando eu e meu esposo observamos nossa filha muito parada, molinha ou irritadiça é porque está doente, então, com este pensamento procuramos celebrar quando nossa pequena “apronta” as artes dela, mas claro, dentro do limite e isso cada família vai estabelecer.Muitos pais me perguntam se a massagem pode acalmar as crianças mais hiperativas, e eu respondo que sim, mas isso vai depender de cada um, não adianta ter hábitos desregrados e querer consertar com a massagem ou yoga voltado para crianças, do dia para a noite, mas experiências maravilhosas podem acontecer quando a família inclui na rotina da criança a massagem infantil.

Primeiramente, devemos lembrar que o ato de tocar é um ato de amor, uma troca energética, um momento único que deve ser respeitado e preservado. Por isso, afirmo que vale mais 10 minutos de presença verdadeira do que 1 hora sem presença e com distrações (telefones, TV, preocupações, etc).

Além dos benefícios terapêuticos como:

  • melhora no sono,
  • alívio de cólicas,
  • aumento da imunidade, dentre outros, um grande benefício que o ato de tocar preserva: É O VÍNCULO entre bebê/criança e seus cuidadores (mãe, pai, pais adotivos, avós, babá) ou outra pessoa que tenha um vínculo afetivo com a criança.

Pesquisas comprovam que através de nossas experiências com o toque, ou seja, a presença ou a falta de toque carinhoso nos primeiros anos de vida, pode afetar de forma significativa nosso desenvolvimento físico, emocional e comportamental.

Na natureza, sabemos que os mamíferos lambem com vigor seus filhotes desde o nascimento, e estes (por uma eventual ausência da mãe) com frequência não sobrevivem a essa falta de carinho.O toque carinhoso não exige técnica, mas aprender um método de massagem infantil pode beneficiar e muito a rotina da família como um todo.

Lembrando que carinho e amor nunca é demais.

No maravilhoso mundo da massagem para bebês e crianças, existem vários métodos, mas o que importa mesmo é conhecer um ou dois métodos e literalmente colocar a mão na massa.

Vou falar brevemente de duas técnicas que uso em minha filha até hoje (ela tem 4 anos) uma é a Shantala e a outra “O Toque da Borboleta”.

A Shantala, já famosa aqui no ocidente e conhecida por muitas mamães, é uma arte tradicional de massagem para bebês e crianças. A técnica vem da Índia, e tem fundamentos na milenar medicina Ayurvédica e no Yoga. Está entre os mais antigos e tradicionais conhecimentos de terapias para a infância.

O toque na criança abrange todo o corpo e rostinho.

O outro método chama-se “O Toque da Borboleta” ou Toque Sutil. Trata-se da principal técnica da bioenergética suave e caracteriza-se pelo seu toque delicado e carinhoso, foi introduzida no Brasil na década de 80. O toque percorre todo corpinho e rosto da criança.

Como massoterapeuta consigo passear e brincar com os dois métodos, mas a massagem infantil é algo que qualquer pessoa sem nenhuma experiência pode aprender, aplicar e obter maravilhosos benefícios.

Por isso vou deixar uma dica que tem feito milagre aqui em casa, principalmente na hora de dormir:

  1. Deixe a casa com pouca luz, eu desligo todas as luzes e ascendo um abajur próximo às 21h, assim o estímulo luminoso diminui e a criança começa a ficar sonolenta.
  2.  Depois da rotina de escovar os dentes e colocar o pijama, fazemos a oração do anjinho da guarda, desde que ela nasceu.
  3. Algumas vezes conto histórias infantis com uma lanterna iluminando o livro (ela adora)
  4.  Finalizo com a massagem ou borboletinha como ela gosta de chamar.
  5. Soninho profundo ZZZZZZ…

Essa é a minha rotina, cada um pode criar a sua.

Abaixo deixo a dica de 5 manobras do método “O Toque da Borboleta”. Você deve aplicar na cabeça e rostinho da criança, acalma quase que imediatamente minha pequena e o soninho gostoso vem, pode ser feita na cama antes de dormir com pouca luz ambiente.

Repita no mínimo 3 vezes cada manobra conforme a ilustração:

1.  Tocar toda a cabeça da criança com movimentos circulares suaves.

2.  Deslizar com dois dedos (polegar e médio) das duas mãos, do centro da testa às têmporas.

3.  Colocar as duas mãos no rosto da criança e descer delicadamente até o queixo.

4.  Faça um grande círculo em volta dos olhos com o dedo indicador, iniciando pela sobrancelha, o movimento é bem suave.

5.  Com 2 dedos de cada mão (indicador e médio), deslize suavemente pelo nariz na direção das orelhas.

Luciana Neri  

Consultora em massagem infantil (Shantala e Toque da Borboleta)

Terapeuta Integrativa – Yoga, meditação e massagem para gestantes

Idealizadora do Projeto TOCANDO A VIDA, porque é na infância que formamos

os laços afetivos com a humanidade.

E mail:   lu_neris@yahoo.com.br

Curta nossa página no Face:  https://www.facebook.com/GaiaLuzYoga/

Paz e luz, Gaia.

Anúncios

2 comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s