Criança pode ter distúrbio do sono?

Olá mamães !!!

Como estão ?

Deixa eu contar um pouco sobre como planejei (um pouco pelo menos) de como seria a vida quando o meu pequeno chegasse. Nem tudo sai como planejamos e nada tem uma regra, tudo é adaptável a cada família.

Desde a gestação eu planejava como seriam as noites de sono depois que tivéssemos um recém nascido em casa.

Com a chegada do bebê tudo muda! Nada mais será como antes na nossa vida e precisamos abrir mão de muitas coisas. E para conseguirmos nos adaptar à essa nova rotina, precisamos estar descansadas (dentro do possível) para cumprir tantas novas tarefas. O sono das mamães também é muito importante para a produção de leite e uma amamentação com sucesso.

Toda criança nasce sem saber o que a espera por aqui e, assim como as habilidades motoras que ela adquire com o passar das semanas, ela também pode e deve aprender a dormir, aprender a diferenciar dia e noite, sonecas e sono noturno.

Um recém nascido dorme em média 16 a 20 horas por dia, praticamente um “come e dorme” (rs), e mamar em livre demanda e permitir que o bebê inicie a sua rotina com orientação da mamãe ou de quem cuida é a melhor opção que podemos fazer.

A rotina do Murilo se iniciou assim que chegamos da maternidade. Chegou dormindo e foi para o seu berço em seu próprio quarto.

E ali eu me vi mãe, responsável por aquele ser humano deitado a poucos metros de mim, responsável por uma vida. Que felicidade imensa nos invade e ao mesmo tempo uma mistura de medo, insegurança e preocupações.

Assim que acordou, resmungando fui até o berço e não o tirei de lá de imediato, fiquei olhando ele tão pequeno e indefeso e tão lindo, verifiquei a fralda e o levei para troca. Em seguida, mamou. E dali foi de 2/2 horas. Às vezes mais, às vezes menos.

Caiu a noite, e por volta das 19 horas, levamos ele para o banho noturno. O ritual do banho foi feito à meia luz, no banheiro, com aquelas luzes de tomada bem aconchegantes. Dali saiu para o quarto onde foi trocado, mamou, arrotou e foi para o berço semi adormecido.

E assim como todas as noites de recém nascidos até os 3 meses que pareciam intermináveis (rs) lá estava eu e papai de 2/2 horas (ou mais, ou menos).

Até que um dia acordei assustada e ao olhar o relógio tinham se passado mais de 5 horas e aquela foi a primeira noite de sono completo do Murilo! Ele dormiu as 20 horas e acordou as 7 da manhã. Foram dias alternados, por vezes acordava a noite para mamar, eu pouco iluminava o quarto apenas com um abajur discreto, mamava e ia para o berço, dias de cólicas (Murilo teve muitas). E assim fomos indo.

A rotina de sono foi sendo orientada em casa e ele se adaptando à ela também. Hoje em dia os horários estão um pouco diferentes do início, até porque ele já esta com 19 meses de vida (1 ano e 7 meses) mas continua nas sonecas de dia, duas horas de manhã e uma hora à tarde, ou só pela manhã, e às 21:00 a noite ele está saindo do banho, tomando sua mamadeira (amamento ainda, mas durante o dia) e vai para o berço onde dali sai apenas as 7:30, 8 horas.

anne

Muitas mamães me dizem que o filho não dorme bem, ou não dorme a noite completa.
Vocês sabiam que bebês e crianças também podem desenvolver distúrbios do sono ?

A parassoníase é um distúrbio do sono que atinge 40% dos bebês. Ele pode ter um sono agitado e acordar durante a madrugada. Bebês mais novos costumam chorar muito e se debater e os maiores podem ficar de pé no berço ou se sentar na cama. Como não conhecemos o que pode estar acontecendo, logo o pegamos, consolamos e oferecemos o peito ou a mamadeira não é ?

Isso pode virar um hábito e atrapalhar o ciclo natural do sono dos pequenos. O Murilo passou a dormir a noite toda por volta dos 3-4 meses de vida, antes disso, eu o retirava do berço SIM, amamentava em livre demanda, mas por várias vezes eu não ia correndo para o quarto dele se ele tinha mamado a menos de 30 minutos. Ele despertava e eu aguardava uns 5 minutos pra ver se ele dormia novamente, e muitas vezes isso acontecia.

Sou totalmente contra a técnica do choro controlado, pois acho que se o bebê chora é porque está necessitando de algo, físico ou emocionalmente falando e deixá-lo chorar não estimula a segurança que queremos que ele tenha para dormir e se consolar com um simples despertar do sono.

Reforço que se ele chorasse mais do que apenas resmungar e conhecendo meu filho, eu soubesse que era fome ou algo que podia estar o incomodando, eu ia até ele.

A insônia pode sim ocorrer nessa fase, característico do bebê ter dificuldade de começar a dormir ou de manter o sono no meio da noite. Arrisco-me a dizer que isso só tem dois motivos:

  • o bebê não aprendeu a dormir. Sim, os bebês aprendem a dormir como aprendem outras habilidades (eu falei isso mais acima =])
  • Ou, o bebê tem insônia comportamental, por falta de disciplina, e faz aquela birra ao ser colocado para dormir no berço ou cama.
  • As rotinas que dificultam o adormecer incluem:
    • o ambiente,
    • o horário ou
    • atividades prévias inadequadas antes do horário de dormir

Se o bebê está ganhando peso adequadamente, recebe todos os nutrientes durante o dia, por volta do sexto mês ele não terá a necessidade de acordar de madrugada para mamar. Caso ele acorde, espere e observe antes de oferecer o peito ou a mamadeira. É preciso que a criança volte a dormir sozinha e, em geral, ela faz isso depois de alguns minutos. Se você chegar o quarto e pior ainda, acender alguma luz, isso irá despertá-lo.

O transtorno alimentar do sono nada mais é do que esse hábito que o bebê adquire quando acorda na madrugada e lhe oferecem alimento.

Fontes:

Site do Bebê
Imagem: Pinterest – Anne Guedes

Anúncios

Um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s