Motricidade oral x Alimentação

Olá mamães!

Tudo bem ?

Murilo está com 2 anos e quase 5 meses, fala pouco, o básico e eu já pouco ansiosa (como toda mãe) fui pesquisar a respeito. É muito comum que mães procurem o pediatra preocupadas com atraso ou dificuldade na fala de seus filhos mas, é pouco comum que procurem avaliação fonoaudiológica.

Você sabia que a mastigação e a consistência dos alimentos pode influenciar e muito no desenvolvimento da fala ?

A mastigação envolve uma coordenação de movimentos da língua, dos lábios e da mandíbula, importante para o desenvolvimento da musculatura da boca, e a alimentação básica de muitas crianças consiste em alimentos que derretem na boca e não exigem tanta mastigação.

Eu mesma assumo que o Murilo comeu muito purê. Hoje em dia dou os legumes aos pedaços à ele. Ele graças a Deus tem a alimentação bem variada, mas eu amassei a comida por bastante tempo. Quando não amassada, tinha algum caldo (feijão, lentilha, grão de bico, polenta) que fazia a comida ficar mais “mole” e fácil de engolir.

Os movimentos mastigatórios são importantes para o refinamento da fala. Por isso a importância da introdução de alimentos sólidos na alimentação da criança. Crianças que se alimentam apenas de dieta pastosa ou liquidificada podem apresentar uma hipotonia dos músculos faciais e ter problemas na articulação dos sons.

Os músculos faciais flácidos podem ser sinalizados por fechamento incompleto da boca e consequente respiração bucal, que deixa a musculatura da região mais fraca ainda.

O aleitamento materno é o primeiro modo de se desenvolver os músculos orais e coordenação com a respiração (sucção), e a introdução alimentar gradativa posteriormente irão auxiliar no desenvolvimento muscular orofacial e consequentemente na fala (mastigação e deglutição).

A preferência por alimentos macios pode estar relacionada à redução da força dos músculos da mastigação. Devemos estimular diferentes consistências desde cedo, como forma de fortalecer a musculatura orofacial e promover o desenvolvimento harmonioso da face.

O desenvolvimento adequado da linguagem também está relacionado a uma série de outros aspectos do desenvolvimento, como:

  • condições orgânicas (em especial a integridade do sistema nervoso central),
  • condições sensoriais e perceptuais (principalmente a audição),
  • condições sociais, afetivas e cognitivas

Com isso, espero ajudá-las caso estejam passando pela mesma situação que nós e se acharem necessário conversarem com a (o) pediatra e fonoaudióloga.

Um beijo,

Juliana (mamãe do Murilo)

urilo)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s