Passeio Cidade das Abelhas

Olá mamães,

                  Mamãe Abelha

Esse fim de semana fomos passear na Cidade das Abelhas! Um parque infantil com 100 mil metros quadrados de mata atlântica, na cidade de Embú das Artes, a 27 km de São Paulo capital.

      Entrada Cidade das Abelhas

O parque possui atividades para todas as idades, inclusive eu e o papai nos divertimos MUITO!! Murilo brincou tanto que na volta para casa dormiu no carro.

Logo que entramos encontramos o ABELHISMO, que nada mais é que o arvorismo. Pontes e redes sobre as árvores e sobre troncos. Fiquei feliz e bastante satisfeita com a segurança dos equipamentos. Nada a reclamar.

Seguindo pela trilha, encontramos um T-Rex com som cinematográfico, que começamos ouvir à distância, mas Murilo ficou com medo chegando perto (sério, parece muito real). Tem também a escultura com som de animais em extinção: onça pintada, tatu-galinha, bicho-preguiça, mico leão-dourado e pássaros.

       Animais em extinção

 

Ao final da trilha chegamos ao APIÁRIO, que é a zona de proteção das abelhas. As placas nos informam sobre quem são as abelhas OPERÁRIAS, abelha RAINHA, o que fazem e a velocidade das abelhas. Tudo em português e inglês. Devemos fazer silêncio e é lindo de ver o pasto apícola, onde não devemos desobedecer as placas de: NÃO ULTRAPASSAR SEM VESTIMENTAS ESPECIAIS.

                          Trilha
               Apiário
                Área de proteção
                     Colméias
                    Apicultura
                        Silêncio
                 Colméia no vidro
               Colméia no vidro

 

Há uma espécie de “vitrine” de vidro com porta onde podemos abrir e ver de pertinho como as abelhas trabalham. SIM!! Elas trabalham no escuro e após ver rapidamente devemos fechar a porta. Assumo que me surpreendi com esse pequeno animal que tanto temos medo mas que são tão complexas e competentes em seu trabalho. Ela sobrevivem à extinção desde a era jurássica!

“Entre os inimigos das abelhas está o homem e o mau apicultor, quando desmata desordenadamente as florestas, envenena e destrói, impossibilitando a vida das abelhas…”

Pela trilha, existem painéis explicando a vida das abelhas e a história que uma gota de mel leva para ser produzida (muito cultural).

O LaBEErinto, o nome já diz, é um labirinto que leva ao encontro com a abelha rainha. As crianças se divertem correndo por tortuosos caminhos. Para os maiores, aprendem como as abelhas constroem os favos de mel.

LaBEErinto
LaBEErinto
              LaBEErinto
              Favo – LaBEErinto
                      LaBEErinto

Perto do Labeerinto, há uma colméia gigante no vidro também para observarmos.

               Colméia gigante

Há esculturas de abelhas por todo parque, maiores e menores, tanque de areia e escorregadores de tubo fechados maiores e outro menor, onde o Murilo sentou e foi!! 😮 eu fiquei chocada! haha normalmente ele tem medo, mas estava tão feliz e empolgado lá que se aventurou sozinho. Uma das abelhas gigantes é um túnel, iluminado por dentro e mostrando anatomia das abelhas, correu, entrou e saiu milhões de vezes.

Túnel de abelha com sua anatomia
                  Túnel por fora

Retornando à entrada, tem o Museu Apícola e o salão de palestras onde ouvimos a história da abelha. Uma instrutora nos contou como tudo funciona desde o nascimento, produção e vida dessas pequenas trabalhadoras e como devemos nos comportar caso vejamos uma abelha ou um enxame.

                    Museu Apícola
                Abelha na pedra

Bom, é um ótimo passeio para esse último fim de semana das férias. Diferenciar um pouco desses passeios urbanos que fazemos na cidade grande, não é ? Respirar ar puro, interagir com a natureza, o lugar é lindo e ainda tem uma lanchonete perto da entrada com uma CEREJEIRA linda e está toda florida! E cheia de beija-flores!!!!  Aproveitem pra ver! Coloca no GPS e corram lá mamães!!!

A entrada tem valor de R$ 25,00, menores de 3 anos e maiores de 60 não pagam.

Estrada da Ressaca, km 7, Embu das Artes/ Cotia – SP

Um beijo,

Jú !!!!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s