Cafeína e amamentação

Olá mamães! Tudo bem?
Mês de Agosto é o mês de conscientização da amamentação. É o Agosto Dourado. e por isso decidir escolher esse tema para o post.
Segundo a OMS, o aleitamento materno exclusivo deve ser mantido até os 6 meses de vida. O aleitamento materno protege o bebê de infecções, fortalecendo a imunidade, facilita a digestão, promove desenvolvimento mental e fortalece o vínculo mãe-filho.
A amamentação também traz benefícios à mãe como:
  • Ajuda a contração uterina e o retorno ao tamanho prévio a gestação
  • gasta calorias e ajuda a retornar ao peso anterior
  • protege contra doenças cardiovasculares, entre outros.
Murilo teve muita cólica quando recém nascido.
Nunca fui fã de café e doces então não foi difícil deixar de lado nesse início.
Eu abri mão do chocolate (esse sim sou muito fã), comi alfarroba. Deixei de comer
alguns outros alimentos que poderiam causar gases e consequentemente cólicas nele.
Mas vim aqui falar sobre a cafeína e o leite materno.


Essa discussão é polêmica e voltou ao debate recentemente depois que uma entrevista com um especialista no assunto, Ruth Lawrence, da University of Rochester School of Medicine and Dentistry, foi publicada no Journal of Caffeine Research

FullSizeRender (2)

Segundo ela, os bebês não conseguem metabolizar ou eliminar a cafeína e o acúmulo da substância poderia levá-lo à irritabilidade e problemas de sono. Essa habilidade é adquirida no primeiro ano de vida.
Dra. Ruth recomenda a dose diária de 300 mg de cafeína/ dia, porém, isso varia de acordo com o organismo materno e comportamento do bebê.
cafeina
Imagem: Google imagens
Se o bebê fica inquieto, acorda com facilidade ou demonstra irritabilidade, o ideal é reduzir a quantidade ingerida de cafeína. Lembrando que não é só o café que contém cafeína! CHOCOLATES, REFRIGERANTES A BASE DE COLA E ALGUNS CHÁS.
Caso você observe que seu bebê está agitado, experimente passar alguns dias sem tomar bebidas com cafeína para ver se a situação melhora. Se melhorar, vale a pena fazer o sacrifício e cortar a cafeína por um tempo né ?
Cada bebê tem seu tempo mas eu atribuo sim o sono ininterrupto do Murilo aos 4 meses à rotina e ao não uso de cafeína (não só café) por mim.  Alguns chás e bebidas a base de cola também contêm cafeína, por isso, cuidado.
Além destas alterações que podem acontecer, a cafeína também pode reduzir a quantidade de ferro no leite materno e, por conseguinte, a quantidade de ferro que o seu bebê irá absorver.
O ferro é essencial para a produção de glóbulos vermelhos no organismo. Estudos demonstraram que a cafeína pode reduzir a absorção de ferro até 80%.
Evitar beber chá ou café durante pelo menos uma hora após consumir alimentos ou suplementos que contenham ferro é a recomendação.
Por outro lado, há o ômega 3, presente em peixes de água fria como atum, sardinha e salmão e o suplemento que tomamos na gestação e amamentação.
O ômega 3 promove benefícios para o coração, cérebro e visão do bebê e devem fazer parte do cardápio das mães que amamentam.
omega3
mdsaude.com
Além da alimentação equilibrada, é fundamental você se hidratar. O leite é formado 99% de água, por isso você deve tomar mais água do que quando não amamentava por dia.
agua
Murilo nasceu no fim da primavera e início do verão e nesses dias quentes a hidratação deve ser reforçada. Eu sentia MUITA sede enquanto amamentava. O papai sempre deixava uma garrafinha cheia d’Água na mesinha de apoio ao lado da poltrona de amamentação.
Assim como nós sentimos mais sede nessa época de calor, os recém nascidos e lactentes também e os que são amamentados ficam apenas no leite materno, sem oferecer água até os 6 meses (por recomendação da OMS e sociedade brasileira de pediatria), eles precisam mamar mais. Logo, precisamos tomar mais água.
Voltei a trabalhar quando ele tinha 7 meses de vida. Murilo mamou ate 1 ano e 11 meses.
Amamentem onde e quando o bebê quiser !! É um lindo ato de amor!
Um beijo,
thumb_IMG_8127_1024
Batizado Murilo (05 Abril 2015)
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s