Contrações de treinamento

Olá mamães! Tudo bem ?

Chegamos ao meio da gestação por aqui, completamos 21 semanas e já sinto a bebê mexer bastante (#mamãefeliz). É bom sentir e faz com que fiquemos mais aliviadas, não é verdade?

Hoje quero falar sobre as “falsas” contrações, ou contrações de treinamento e cientificamente falando, as contrações de Braxton-Hicks, nome dado devido ao médico Dr. John Braxton Hicks que as relatou pela primeira vez em 1872.

Elas podem surgir a partir da 20ª semana, ou até antes, e são indolores. Eu não senti nenhuma vez na gravidez do Murilo, não lembro de ter tido, pode ter acontecido sem eu perceber também, mas agora, nesta gestação eu já senti algumas vezes a barriga endurecer e as vezes ser dolorida. Pode durar de segundos até um minuto.

Podem ser desencadeadas pela movimentação do bebê dentro do útero, por atividade física ou esforço (pegar o mais velho no colo p.ex. rs), desidratação (beba bastante água mamãe), bexiga muito cheia ou relações sexuais.

Estudos descrevem que essas contrações tem a finalidade de treinar a musculatura que expulsará o bebê para fora e também “afinar” o colo uterino.

Contrário às dores do trabalho de parto, as contrações de Braxton Hicks não irão aumentar em intensidade, não são tão doloridas e cessam sozinhas. No trabalho de parto, irão aumentar progressivamente a freqüência e elas não cessam com repouso.

As contrações de treinamento deixam a barriga dura, e podem acontecer em apenas uma região, como o lado direito ou esquerdo e são irregulares. As contrações verdadeiras atingem toda a barriga e podem irradiar para as costas, são regulares e ritmadas.

Imagem: Google Imagens

A mamãe deve se preocupar se estiver com menos de 37 semanas e ocorrer perda de líquido (claro ou sangue) que podem estar evidenciando o trabalho de parto ou problemas com a placenta. Se estiver com contrações regulares e ritmadas também.

Espero que tenha ajudado.

Qualquer dúvida contate seu médico 😉

Um beijo,

_________________________________________________________________

Fonte:

FetalMed

BabyCenter

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s