Dormir de barriga pra cima, brincar de barriga pra baixo – Tummy Time

Em 1992, a academia entrou em consenso que a melhor posição para criança dormir é de barriga para cima. No mesmo ano, o número de casos de morte súbita caiu a menos que a metade.

Você provavelmente já colocou seu bebê de barriga com barriga para aliviar cólicas ou acalmar. Pois saiba que está seguindo a recomendação da Academia Americana de Pediatria mesmo sem ter consciência disso.

Essa é a primeira atividade que deve ser realizada com o bebê, ainda recém nascido, de acordo com a AAP. Quanto mais cedo você o posicionar assim, mais facilmente ele irá aceitar a posição.

É a hora perfeita para socializar com seu bebê, fortalecer o vínculo mãe-bebê, é porque não pai-bebê, cuidador-bebê no contato olho a olho; Falar com entonações diferentes e fazer caretas também chama atenção do bebê.

Manter a cabeça do bebê alinhada ao corpo é muito importante. Se o bebê dormir nessa posição, de bruços, lembre-se de colocá-lo pra dormir na posição de barriga para cima, que é a recomendação dos pediatras.

O bebê nessa posição, pode experimentar diferentes texturas. Se colocado só de fraldas na posição, no tapete ou numa manta/ coberta com textura diferente da que está acostumado, ele começará a adquirir a consciência corporal de onde se encontram seus braços e pernas.

O “tempo de barriga” o colocará em um campo de visão diferente do que o bebê está acostumado, lhe dando uma nova perspectiva do ambiente.

ESSE TEMPO DO BEBÊ DE BARRIGA PARA BAIXO DEVE SEMPRE ESTAR SUPERVISIONADO!

NUNCA O DEIXE SOZINHO!

Caso seu bebê seja prematuro ou tenha RGE (refluxo gastro esofágico) converse com o pediatra sobre a posição de bruços (prona) ou se houver alguma outra necessidade que deva ser levada em consideração.

A academia americana de pediatria recomenda a posição de lado caso o bebê não tolere a posição de barriga. Coloque um rolinho em suas costas para apoio e se necessário uma coberta dobrada ou um pequeno travesseiro na cabeça para apoio.

Distraí-lo com um brinquedo interessante ou uma leitura irá estimular sua atenção e você conseguirá mantê-lo nessa posição por 10-15 minutos.

Imagem: Google

A variação de posições do bebê é importante para evitar plagiocefalia. Já escrevi um post aqui no blog sobre isso.

Fonte: Academia Americana de Pediatria

Um

Beijo

Jú – mamãe do Murilo e da Lavínia

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s