Cuidados com o sistema respiratório no inverno

Fui convidada pelo Dr. Jamal Azzam para uma tarde com atualização de informações sobre o sistema respiratório.

Sabemos que durante o inverno as infecções respiratórias aumentam em mais de 40%. De acordo com Dr. Jamal, otorrinolaringologista, ” o clima frio gera diminuição das defesas do sistema respiratório, pois as secreções são mais dificilmente eliminadas, uma vez que existe uma diminuição dos movimentos dos pequenos cílios que revestem toda nossa árvore brônquicos”. Estes cílios não são os pelos do nariz e sim estruturas microscópicas que ficam em todo nossos sistema respiratório.

Outra situação que favorece as doenças respiratórias é que os vírus se propagam com maior facilidade e sobrevivem por mais tempo no clima frio.

A rinite alérgica é a campeã das doenças respirarias infantis. A hereditariedade está relacionada na maior parte dos casos. Se pai e mãe tiverem rinite alérgica, há 75% de chance da criança ter também.

Na poeira domiciliar, o ácaro é o principal responsável pelas crises de rinite. A diminuição da ingesta hídrica nesta época do ano também aumenta a viscosidade das secreções dificultando sua eliminação.

As partículas irritantes se alojam no sistema respiratório provocando coceira no nariz, olhos vermelhos, coriza, espirros congestão nasal. Tudo isso causa uma obstrução nasal que interfere na qualidade do sono, pode ocasionar queda no rendimento escolar e nas funções cognitivas a longo prazo.

O consenso brasileiro sobre rinites indica algumas medidas de controle que podem ajudar a minimizar os efeitos da rinite. O Dr. Jamal nos explicou a respeito de alguns e vou indicar a vocês:

    O ambiente onde a criança dorme deve ser ventilado e ensolarado (abrir janelas e deixar o sol entrar durante o dia)
    O estrado da cama deve ser limpo 2x/mês
    Trocar roupas de cama frequentemente (em casa eu preciso trocar do Murilo no máximo a cada 3 dias e lavo as almofadas na máquina também – já falei que Murilo é bem alérgico né?)
    Evitar tapetes, cortinas, carpetes (eu tirei tudo de casa, não temos mais tapetes.

Algo que ajuda e muito é a lavagem nasal com SF 0,9% pois ajuda umidificar e fluidificar secreções, diminui edema de mucosa e realmente LAVA o sistema respiratório. Eu, Juliana, faço uso todos os dias (também tenho rinite).

(Confesso que com Murilo é difícil, ele não aceita muito)

Existem muitos tipos de sprays nasais de soro fisiológico no mercado. Conta gotas, spray, seringa, jato continuo. Eu preferencialmente depois que conheci este último (jato contínuo) só uso ele.

_____________________________________________

Comparado a ano passado Murilo este ano teve bem menos crises respiratórias. Pois aprendemos o que pode desencadear alergias nele. Conheça seus pequenos, identifique o que causa a crise alérgica e evite.

Uma dica minha que não escrevi acima é lavar as roupas também com sabão hipoalergênico, utilizar vinagre com óleo essencial para amaciar as roupas no lugar do amaciante.

_____________________________________________

Um abraço,

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s